sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A mão invisível


Ainda ontem li, em um dos tantos blogs que visito, sobre o suposto poder de Serra e da oposição sobre a mídia.
É consenso na blogosfera achar que Serra e a oposição controlam a grande mídia brasileira. As manchetes dos jornais e revistas deixam bastante explícita a cumplicidade entre os dois, mas não deixam claro quem comanda e quem é comandado.
A lógica simplista diz que a oposição controla a mídia, parece que é isso que enxergamos, mas uma análise um pouco mais profunda mostra que não é exatamente assim.
A publicidade oficial que os tucanos sempre destinaram exclusivamente aos grandes veículos não justificaria um apoio total e irrestrito, principalmente para um candidato natimorto.
Fossem apenas as verbas federais o motivo de tamanha lealdade, estas empresas agiriam da mesma forma que agem as grandes empreiteiras, ajustando seus interesses com cada novo governo e tratando de se adaptar a suas "necessidades", para continuar participando dos projetos federais, em menor ou maior quantidade,  mas permanecendo, sempre, dentro do jogo.
A mídia brasileira se comporta de maneira visceral. Ela luta até a morte contra qualquer projeto que não esteja a direita de sua baliza, lucrando ou não com esta posição. O lucro, aparentemente, não é o alvo principal de seus negócios.
Isto, definitivamente, não é o comportamento de um empresário.
Os oito anos de ataque ao governo Lula e, antes disso, todo o esforço despendido com a intenção de eliminar o PT e o "sapo barbudo" da história, mostram claramente que a grande mídia fez uma opção ideológica, não uma opção empresarial.
Trata-se de algo muito além da simples venda de jornal e revistas.
Seria muito mais fácil e muito mais lucrativo se alinhar aos mais de 80% que aprovam o governo Lula. Seria fácil e muito bom para os negócios apoiar o PT e o presidente mais popular de todos os tempos. Os riscos que a Rede Globo, por exemplo, corre ao atacar o presidente e a futura presidente são enormes, do ponto vista da audiência e do ponto de vista do futuro das relações com o governo, pois é óbvio que muito antes dos institutos de pesquisa decretarem a morte de Serra, a grande mídia já tinha as medidas do caixão. Então por que apostar seu dinheiro em uma causa sabidamente perdida? e o que é pior, continuar apostando, mesmo depois de morta e enterrada?
Quem são estes empresários que colocam sua ideologia acima de seus interesses econômicos?
Quem são estes empresários que aceitam ordens de um perdedor? 
Quem são estes empresários, que se mantém unidos, numa luta insana, combatendo um inimigo que  que tem o apoio da maioria do povo?
E quem é Serra em meio a tudo isso? Serra não é ninguém. Ele joga com fichas emprestadas,  é apenas uma marionete, nas mãos de jogadores que não mostram a cara.
Aqui o dinheiro não está em jogo. Não este dinheiro imediato, da venda de jornais, não os trocados de anúncios do governo, não as moedas dos pequenos favores, não os benefícios dos terrenos cedidos ilegalmente. 
Aqui está em jogo algo muito maior, está em jogo o controle de uma nação, está em jogo o domínio de um país que é a oitava economia mundial. 
Está em jogo o futuro, está em jogo algo que Serra e a oposição não tem e, ao menos por enquanto, não terão : O Brasil.





9 comentários:

  1. O problema não é ideológico, e sim monetário. Adivinha quem é um dos maiores acionistas das Org. Globo? FHC. Daí vc tira.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo Venesiano

    É exatamente isto sem tirar nem por nenhuma vírgula. Esta luta intestina por corações e mentes é simplesmente pelo poder da potência imperial sobre a América Latina. Os gringos já entenderam que não podem vencer a China sem uma guerra nuclear. Então a única alternativa que resta seria escravizar aquela para garantir seus privilégios durante mais um tempo.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem sabe ler um pingo e letra. Porem por que nao podemos ser mais claros? Serra e um empregado da CIA, que sabendo nao poder invadir e dominar o Brasil, manipula a midia a querer insistir na instauracao de um governo que possa vender o Brasil e os brasileiros, como foi por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  4. excelente artigo.Sempre pensei esse angulo e vc resumiu a ideia.
    Nao entendo essa fidelidade suicida do empresariado.
    A direita no Brasil nao existe, o que existem são uns fantoches mediocres no mesmo nivel da "elite" mediocre.Ainda bem porque a esquerda tb nao está aquela coisa.Mas o Lula tem minha admiraçao.
    ciro

    ResponderExcluir
  5. Além disso, a hegemonia dos Estados Unidos sobre a América do Sul; a Amazônia; o pré-sal; o crescente mercado consumidor.
    elumar@r7.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão!
    Parabéns pelo blog.
    Isto demonstra que a Rede Globo não foi plantada no Brasil para ser uma mera empresa. Ela foi e continua sendo um dos pilares da ditadura neste País, uma organização claramente comprometida com interesses alienígenas.

    ResponderExcluir
  7. belo texto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi nada tao lucido, tao verdadeiro, é o melhor texto publicado ate hoje durante essa comapanha para eleiçao.

    ResponderExcluir
  9. A elite brasileira é estadunidense de carteirinha, e a mídia é o seu "modus operandi" de tomar para si o poder das mãos do povo brasileiro.
    Mas não mais nos deixaremos a mercê destes entreguistas, que se mudem pra Veneza junto com o Diogo (eca) Mainardi.

    Salut!

    ResponderExcluir