sábado, 11 de setembro de 2010

O facão



O amigo Cícero me lembrou esta semana, " E o facão, reparou que não tem mais facão?"
Fiquei espantado com a lembrança, realmente já fazem muitos anos que eu não escuto falar em facão.
Moramos na região do ABC paulista, por aqui, a palavra facão era motivo de medo, principalmente entre os metalúrgicos.
Facão era o nome dado aos cortes em massa de funcionários, feitos pelas empresas, principalmente com o intuito de baixar os salários. A prática era viabilizada pelas seguidas "crises", que aconteciam a cada dor de barriga do presidente dos EUA. Em cada facão eram demitidos centenas, até milhares de trabalhadores de uma só vez, pais de família que, na maioria das vezes, semanas ou meses depois , ao término da "crise", eram readmitidos com salários menores.
Esta prática era comum nas grandes montadoras e nos fabricantes de auto peças que , por força dos contratos, sempre dançaram a música das montadoras. Era como se fosse a época do corte da cana, vinha o facão e começava para o trabalhador a maratona de correr atrás de um novo emprego, se sujeitando a trabalhar em piores condições e, é claro, com um salário menor. Eram comuns as filas nas agências de emprego.
Durante os anos FHC esta nuvem negra pairava sobre as indústrias e, consequentemente, sobre todo o setor de serviços e de comércio.
Na época eu trabalhava em uma das montadoras e posso dizer o quanto é assustador ver centenas de companheiros serem demitidos ao mesmo tempo, o que acabava por joga-los uns contra os outros, na busca desesperada por um novo ganha pão.
Não trabalho mais em montadora, mas visito centenas de empresas todos os anos, como parte de meu trabalho.
O que vejo agora é o oposto, é comum encontrar trabalhadores com mais de 50 ou 60 anos na ativa, trabalhadores, que naquela época, com certeza já teriam sido "descartados".
Muitos daqueles que viveram anos de terror, com a sombra do facão sobre suas cabeças, agora são disputados pelas empresas, agora são tratados com dignidade.


2 comentários:

  1. O facão agora é usado para cartar as asas dos tucanos.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi neste blog esta histori do facao,me lembrei que tambem vivi o mesmo medo,sempre ficava pensando que iria ser o proximo a ser cortado na empresa que trabalhava,por causa desse fhc e este crapula serra,era um deus nos acuda todo final de mes,o que eu ganhava nunca dava pra comprar o mesmo que tinha comprado no mes antrior, por causa da inflaçao,este pais era uma abaderna so,o povo que tava bem de vida era uma minoria que tinha dinheiro,estes nao perdia nada, mas o pobre como eu,e milhares de outros perdia quase tudo,se o lula nao tivesse chegado naquela epoca acho que o brasil tinha tido uma guerra civil,o povo ja nao aguentava mais,eu ate ja pensava em ir pro exterior como clandestino, pra tentar a vida.Ainda bem que o pessoal la de cima mandou o lula,pra resolver a nossa vida,se nao era so sofrimento ate hoje,que deus me perdoe mas eu quero e que esse serra e todo esse pessoal do fhc va para o quinto dos infernos e nao voltem nunca mais.

    ResponderExcluir