quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A educação terceirizada



A onda de racismo, preconceito e ignorância que se espalhou pelas redes sociais, após o resultado das eleições, mostrou com bastante clareza o retrocesso que espreitava o Brasil, caso Serra vencesse as eleições.
As pessoas que fizeram estas afirmações mostram um grau de racismo e preconceito poucas vezes visto no Brasil, desde a época em que a escravidão era considerada "normal e necessária" pelas elites dominantes.
Racismo e preconceito, não são aspectos isolados da personalidade, mas são resultados de uma profunda ignorância que, neste caso, chocou a sociedade apenas por ter partido de jovens de nível universitário, supostamente instruidos.
No entanto, uma análise breve destes jovens mostra que esta ignorância não é algo excepcional, nem é uma ocorrência isolada. A ignorância que vemos é fruto de uma educação baseada na TV, em programas "educativos" como os que são apresentados pela MTV ou a Rede Globo, ou haveria melhor maneira de se educar os filhos do que assistir Malhação, Xuxa, Gugu, Pânico e CQC ?
As escolas, ao contrário do que imaginam muitos pais, fornecem apenas conhecimento, e não a verdadeira educação. Espera-se que os pais tenham um mínimo de contato com os filhos, para que estes possam ter  referências pessoais, além do aprendizado teórico da escola.
No entanto, muitos pais permitiram que as maravilhas tecnológicas superassem o encanto paterno, fazendo com que as crianças, desde muito cedo, se dedicassem cada vez mais a TV, ao vídeo game e, principalmente, a internet, a qual  tem facilmente  seus benefícios suplantados pela pornografia, pelo futebol e pelas "redes sociais", onde os jovens gastam horas discorrendo sobre as maravilhas de uma nova cor de esmalte ou sobre quem foi para o "paredão" no BBB.
Os pais, vendo os boletins escolares, sentem o prazer do dever cumprido, imaginando que os professores tem a obrigação de transformar seu filho em um ser humano decente, além de transforma-lo em uma pessoa instruida.
Computadores, celulares, vídeo games e programas de televisão, ocupam cada vez mais o espaço que deveria ser ocupado pelos pais, afastando-os do contato dos filhos, fato que, para muitos pais, é considerado como um alívio, pois lhe poupa tempo e trabalho.
Talvez a jovem Mayara tenha deixado os pais estupefatos com suas declarações racistas, mas dificilmente eles se deram conta de que nunca, ou raríssimas vezes conversaram com a filha sobre moral ou sobre política e, com certeza, nunca disseram a ela que respeito ao próximo é uma característica fundamental de alguém que se diz civilizado.

Um comentário:

  1. Olha é possível que estes jovens universitários, preconceituosos, ignorantes, classe média bem reflitam a educação que recebem em casa. Muitos podem ter se tornado assim da forma como tu diz, por influencia midiática. Mas quem garante que as "Petrusos" das vida não publicizaram seu obscurantismo via redes sociais, como reflexo daquilo que ouvem na mesa de jantar?

    ResponderExcluir