sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O exemplo do presidente



Muito mais do que as enormes conquistas sociais e o crescimento inédito do país, o presidente Lula deixará para o Brasil algo que nenhum outro presidente deixou e, provavelmente, nenhum outro deixará: O exemplo de vida.
Nunca antes na história do Brasil alguém, vindo de uma família absolutamente pobre, havia chegado tão longe.
A biografia de Lula desmonta uma série de preconceitos que pairavam sobre nossa sociedade e criavam algumas "verdades absolutas" que matavam, ainda na infância, o sonho de milhões de brasileiros.
Hoje, infelizmente, ainda é comum, entre a juventude menos favorecida, a idéia de que suas vidas são limitadas pela condição social de sua família. Estes jovens crescem sem esperança, guiados principalmente pela mídia, que se encarrega de fazer a devida separação entre as possibilidades dos filhos de famílias de classe média e as possibilidades dos jovens da classe pobre, destinados a viver sob a sombra dos vencedores.
Lula mostrou ao Brasil e ao mundo que tudo é possível. Desafiando os dogmas de uma  sociedade racista e preconceituosa, Lula se tornou o maior de todos os presidentes que já governaram nosso país.
Lula desafiou as regras econômicas impostas pelos doutores da economia e mostrou que, assim como os jovens nascidos nas favelas, o Brasil também poderia sair de sua condição subalterna e exercer um papel de liderança.
Esta lição, deixada pelo presidente Lula, precisa ser absorvida pela nossa sociedade, pois mostra muitas verdades que podem mudar completamente a vida de milhões de jovens, controlados por limitações que não mais existem, mas que permanecem, como correntes invisíveis, prendendo-os ao passado.
Lula nos deixou muito mais, ele deixou como legado um país de esperança, que será governado, pela primeira vez, por uma mulher, um país que fala ao mundo e participa das decisões, ao invés de aceitar calado as injustiças impostas pelos poderosos.
Lula deixou um país que pode progredir muito além do que sempre nos foi permitido, para cidadãos que podem crescer, muito além dos limites que lhes pareciam intransponíveis.
O exemplo do presidente Lula continuará transformando o Brasil, até que todos possam viver em condições muito melhores do que ele mesmo viveu.

6 comentários:

  1. Sem dúvida, daqui a 20 anos a história irá conceder ao Lula o título que ele merece - o maior estadista que o Brasil já teve.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que os jovens de São Paulo não possam seguir o exemplo do Presidente Lula. Lá eles são educados desde cedo para considerarem Lula um ser desclassificado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, pena que parte dos brasileiros que confiam cegamente numa imprensa conservadora e parcial não têm essa percepção. Ainda bem que a maioria não! O tempo irá mostrar!

    ResponderExcluir
  4. Devemos ter o maior orgulho por havermos contribuido, mesmo que modestamente,para que Lula chegasse onde chegou, e fizesse pelo Brasil o que fez: o seu grande sonho de construir um país mais digno para seu povo.

    ResponderExcluir
  5. LULA é um espírito de luz altamente desenvolvido o que me lembra a mesma trajetória do eminente presidente dos Estados Unidos ABRAHAM LINCOLN.Jamais será esquecido por ter tirado uma grande parcela da população brasileira da POBREZA que imperava há séculos em nosso país.O Brasil hoje é respeitado lá fora, graças a este grande Homem, LULA. Amadeu

    ResponderExcluir
  6. Seria muito oportuno, que a justiça brasileira entregasse aos xenófobos estudantes de Direito, Mayara Petruso, de São Paulo e João Marcos Crespo, do Rio de Janeiro, um exemplar da Biografia do Lula para cada e após um mês pedisse uma interpretação oral sobre: “o que comprovadamente fez este nordestino para o povo brasileiro”? Eu, particularmente encarei a xenofobia dos dois estudantes mais citados na internet e tele-jornais, contra os nordestinos, com muita inspiração, pois acho até que eles nos ajudaram para que usemos no “dialeto nordestino” novas palavras que rapidamente nos informa ser a xenofobia de paulistas ou cariocas:

    Petrusonismo: xenofobia de paulista contra nordestino

    Cresponismo: xenofobia de cariocas contra nordestino

    Paulo Osório

    ResponderExcluir