domingo, 28 de julho de 2013
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Tragédias diluídas
A tragédia de Santa Maria nos mostra outras verdades, além de nossa fragilidade e a ridícula situação em que vivemos, principalmente por nos considerarmos "civilizados" e vivermos em uma época de avanços tecnológicos tão espetaculares.
Quando digo "nós" me refiro não apenas ao Brasil.
Em todo o mundo, em maior ou menor proporção, o ser humano regride em determinados conceitos, enquanto avança em outros e a maioria das pessoas não enxerga esta regressão.
A comoção gerada pela tragédia de Santa Maria mostra nosso parco senso da realidade.
A morte dos mais de 230 jovens chocou todo o país e repercutiu em quase todo o mundo.
A carga emocional da tragédia mostra como nós, seres humanos, nos deixamos nos levar mais pelos números que pela própria vida.
Analisando os dados sobre as mortes violentas de jovens no Brasil (entre 1 e 19 anos) podemos ver que em 2010 ocorreu uma "tragédia de Santa Maria" a cada três dias !
Foram cerca de 40 mil jovens que morreram de forma trágica, entre acidentes de trânsito, assassinatos e outros tipo de acidentes.
Estes números não levam em conta os suicídios e aqueles que morreram alguns dias após o acidente e, é claro, são números muito abaixo da realidade, pois boa parte dos acidentes de trabalho de menores não são devidamente documentados, por motivos óbvios.
Estes números não chocam o país.
Estes números não interessam à mídia.
Estes números não provocam mudanças.
A tragédia diária, servida de forma diluída, não deixa o gosto ruim da incompetência, da negligência, da corrupção e do despreparo.
Os velórios e os enterros, feitos um a um, não chamam a atenção da mídia e chocam apenas os parentes e os amigos das vítimas.
A dor, servida em pequenas doses, não provoca mudanças e não cria vilões ou heróis.
Foto: Airton
Vale a pena ver em tamanho maior !
http://www.flickr.com/photos/metalog/6107808742/sizes/l/in/set-72157627454907949/
Foto: Airton
Vale a pena ver em tamanho maior !
http://www.flickr.com/photos/metalog/6107808742/sizes/l/in/set-72157627454907949/
sábado, 6 de outubro de 2012
domingo, 9 de setembro de 2012
terça-feira, 4 de setembro de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
V.Ex.a. O Carangueijo
Diário Oficial diz que ciclistas não devem pedalar em SP !
O Diário Oficial do Estado (DOE), órgão de imprensa editado pelo Governo
do Estado de São Paulo ( leia-se PSDB ), recomendou que ciclistas não usem a bicicleta
para se locomover no trânsito da capital paulista. A recomendação faz
parte de reportagem que saiu nesta quarta-feira com destaque na primeira
página da publicação, intitulada "Mais ciclistas, mais acidentes"
Alguém, por favor, avise o Sr. Governador Alckmin que não estamos no século XIX.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Presidente Dilma em São Bernardo
A presidente Dilma Rousseff desembarca do Helicóptero no campo de futebol do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, para participar da cerimônia de inauguração de (mais) uma unidade de UPA - Unidade de Pronto Atendimento, construida pelo Prefeito Luis Marinho.
Assinar:
Postagens (Atom)











